quinta-feira, 29 de março de 2012

Atividade do dia 27.03.2012 (Esquema, fichamento e resumo)

Discentes, na terça-feira (27/03/2012) foi realizado uma atividade para que a partir do texto disponibilizado no dia vocês fizessem um esquema, fichamento e resumo do mesmo. Para que possam concluir, caso estejam com dúvidas segue abaixo material que pode sanar a dificuldade.

ESQUEMA:
Uma das versões que o dicionário apresenta sobre esquema é que o mesmo é "uma representação gráfica de um objeto, fato ou sistema, não na sua forma verdadeira, mas na sua generalidade, apenas delineando-o" (Luft, 1998, p. 267).
Relembrando o que vimos na aula, um esquema deve apresentar uma visão ampla do texto e também deve abordar as principais ideias do autor. Para isso, faz-se necessário realizar previamente uma leitura minuciosa do texto. O vocabulário a ser adotado no esquema pode ser o mesmo utilizado pelo autor do texto (Costa et al., 2010, p. 22).
 
Como elaborar um esquema?
Devemos começar grifando as palavras-chave dos parágrafos à medida que nos aprofundamos no texto, pois elas representam os argumentos, as ideias e os conceitos encontrados nos parágrafos. Esse conjunto representa as ideias do autor. Deve-se destacar as palavras-chave em cada parte do texto, ou seja, na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Para se chegar às palavras-chave é interessante se perguntar do que trata o parágrafo? Caso mais  de um prágrafo aborde o mesmo assunto, basta grifá-lo uma única vez (idem).

Alguns exemplos de esquemas:

Fonte:<http://moodle.esec-vagos.rcts.pt/mod/resource/view.php?id=73>.

Fonte: <http://urbanidades.arq.br/2008/04/objetivos-diversos-e-conflitantes/>.


 Sites para consulta:

http://bibliotecadogil.blogspot.com/2009/01/fazer-um-esquema.html
http://www.silviamota.com.br/metodologiacientifica/esquema.htm


FICHAMENTO
É uma das fases da Pesquisa Bibliográfica, seu objetivo é facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais. Pode ser utilizado para:
  • Identificar as obras;
  • Conhecer seu conteúdo;
  • Fazer citações;
  • Analisar o material;
  • Elaborar a crítica;
  • Auxiliar e embasar a produção de textos;
Classificação de Fichamento:
  1. FICHAMENTO TEXTUAL - é o que capta a estrutura do texto, percorrendo a seqüência do pensamento do autor e destacando: idéias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos etc., ligados às idéias principais. Traz, de forma racionalmente visualizável - em itens e de preferência incluindo esquemas, diagramas ou quadro sinóptico - uma espécie de “radiografia” do texto.
  1. FICHAMENTO TEMÁTICO - reúne elementos relevantes (conceitos, fatos, idéias, informações) do conteúdo de um tema ou de uma área de estudo, com título e subtítulos destacados. Consiste na transcrição de trechos de texto estudado ou no seu resumo, ou, ainda, no registro de idéias, segundo a visão do leitor. As transcrições literais devem vir entre aspas e com indicação completa da fonte (autor, título da obra, cidade, editora, data, página). As que contêm apenas uma síntese das idéias dispensam as aspas, mas exigem a indicação completa da fonte. As que trazem simplesmente idéias pessoais não exigem qualquer indicação.
  1. FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO - consiste em resenha ou comentário que dê idéia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte. Pode ser feito também a respeito de artigos ou capítulos isolados, a arquivado segundo o tema ou a área de estudo. O Fichamento bibliográfico completa a documentação textual e temática e representa um importante auxiliar do trabalho de estudantes e professores.

RESUMO

Um resumo deve ser:

- Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários.
- Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto.
- Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.
Existem vários tipos de resumo. Antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).

Resumo Indicativo
Indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc.

Resumo Informativo
Informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.

Resumo crítico (resenha)
Resumo redigido por especialistas com análise interpretativa de um documento.

Boa leitura e bom trabalho!!!

Um comentário:

  1. Segue referência do texto:

    DI DOMENICO, Viviane Galhanone da Cunha; CASSETARI, Leila. Métodos e técnicas de
    pesquisa em psicologia: uma introdução.3ª ed. São Paulo: Edicon, 2002. Cap.6. pp. 51-55

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